• O BLOG MUDOU DE ENDEREÇO! CLIQUE AQUI E ACESSE byjaque.com
  • Projetos fotográficos: 365 e 52 weeks

    quarta-feira, janeiro 02, 2013


    Como prometido (neste post aqui) hoje vou falar um pouco sobre projetos fotográficos, pelo menos sobre os mais populares. Para mim, a primeira semana do ano é aquela em que colocamos tudo em ordem: fazemos um mini planejamento do ano, seja com listas de metas e objetivos, sonhos, desejos ou já começando uma agenda nova. Também é a hora de tomar novas decisões e encarar novos desafios. Que tal encarar um projeto fotográfico?


    Acho que todos já ouviram falar do 365 days project, não? O projeto surgiu através do Flickr, e se tornou muito popular entre os amantes da fotografia principalmente porque tem o objetivo de lembrar como foi seu ano. Para participar basta tirar uma foto por dia, durante 365 dias, retratando suas últimas 24h. As fotos devem lembrar seu dia a dia, as pessoas que fazem parte do seu cotidiano, as coisas que você gosta, os locais por onde costuma andar... E coisas aleatórias que tenham chamado a sua atenção.

    Algumas pessoas ficam receosas com este projeto por ser "cansativo". Não vai ser todo dia que você vai acordar transbordando de inspiração, e tem sempre aquelas horas em que a gente não sabe mais o que fazer (sugestões no fim do post), ou tiramos 100 fotos de uma mesma coisa e no fim não gostamos de uma. Por outro lado é um outro modo de treinar e aprender mais. O que realmente importa é registrar seu ano em imagens, todos os dias!

    GRUPOS NO FLICKR: Project 365 | 365 days
    APP PARA IPHONE: Project 365
    APP PARA ANDROID: My 365 - Photo diary




    O projeto 52 semanas é bem mais "leve" em relação ao 365 days, já que ele consiste em que você registre a coisa mais importante que aconteceu na semana durante um ano (52 semanas) ou sobre o que você quiser, como: 52 weeks of dogs, cats, nature, portraits... Enfim, você é que manda. No ano passado eu resolvi encarar este desafio e fiquei mega contente com o resultado! Acredite: você pode aprender muito com apenas uma foto por semana (o meu projeto 52 weeks).

    Existe um site, o Projeto 52, que incentiva as pessoas a fotografarem mais tirando uma foto por semana. O objetivo é aprimorar suas técnicas de fotografia, compartilhar suas fotos, se divertir ou passar o tempo. Sem compromissos ou obrigação. Toda semana eles sugerem um novo tema para se ter como base no que fotografar. Os temas são divulgados no próprio site e nas redes sociais (twitter, facebook, flickr).

    GRUPOS NO FLICKR: 52 weeks | 52 weeks project
    APP PARA IPHONE: (não encontrei nenhum)
    APP PARA ANDROID: 52 by 52 (o único que achei para Android)




    clique na foto para ver o arquivo

    Lembrando que não é necessário ter uma conta no Flickr para começar um projeto. Você pode dar início ao seu no próprio Facebook ou criar um blog para isso.
    Recomendo: Twitpic, Dailybooth e Tumblr.

    Alguém aí se interessou e vai tentar? Deixa o link nos comentários para a gente ver!

    Leia Também

    2 comentários

    1. Eu irei fazer o 52 weeks e também o 4 on 4 mas esse só iremos começar no mês que vem :)
      http://danielireis.blogspot.com.br/2013/01/week-1.html?m=1

      ResponderExcluir
    2. Eu irei fazer o 52 weeks e também o 4 on 4 mas esse só iremos começar no mês que vem :)
      http://danielireis.blogspot.com.br/2013/01/week-1.html?m=1

      ResponderExcluir

    Os comentários desse blog são moderados, portanto só serão publicados após aprovação. Comentários com propagandas, divulgações e comentários pedindo para seguir não serão aprovados. Deixe o link do seu blog caso queira que eu retribua algo. Obrigada.

    Instagram

    Subscribe